Cases

A Adavantage apresenta aqui seus cases de sucesso no mercado de telecomunicações e teconologia. 

Saiba todos os detalhes dessas histórias que nos enchem de orgulho e que geraram transformação e resultados para nossos clientes.

Uma faculdade em constante crescimento e aprimoramento precisa de uma estrutura de acesso wi-fi que suporte grande concentração de usuários, sejam eles alunos, professores ou visitantes. Não só isso: hoje o ensino e a tecnologia andam de mãos dadas, e foi para suprir essa demanda que o Grupo Pio Décimo, que administra diversas escolas e faculdades, solicitou os serviços da Advantage.

O coordenador de Informática do grupo, Tiago Chagas, recorda que até então (cerca de quatro anos atrás), a instituição contava com uma solução simples de wi-fi, que fazia a distribuição de internet para todos os prédios. Esta solução não suportava tráfego dos usuários e caia constantemente, gerando um sem-fim de críticas. “O maior índice de reclamações no SAC da faculdade era justamente o wi-fi, que não atendia de forma alguma as necessidades deles, nas palavras do próprio coordenador de Informática além do corpo docente, discente, visitantes, etc.”, explica Tiago.

No caso do grupo Pio Décimo, o primeiro trabalho foi desenhar o projeto, fazendo todo o levantamento do wi-fi, testes de sinal, verificação de espectro, entre outros (site survey). “Fizemos todo este estudo para eles, e montamos a solução usada por eles hoje. A solução adotada foi um outsourcing de toda a infra estrutura de wi-fi, ou seja, tudo como serviço. Alugamos todos os equipamentos de wi-fi, toda solução com controladora, gerenciamento de segurança da rede sem fio, e damos todo o suporte técnico e gestão compartilhada dos recursos. Já tem quatro anos que colocamos, e o índice de reclamação é “praticamente zero”, acrescenta o Fábio Sousa, diretor comercial da Advantage.

A solução empregada na Pio X foi do fabricante Ruckus Wireless, simplesmente o mesmo projeto e o mesmo equipamento que forneceu wi-fi para alguns estádios da Copa do Mundo de 2014. E funcionou tão bem que atende o colégio Pio Décimo, a Faculdade Pio Décimo, o Centro Educacional Professor José São Sebastiao Dos Santos (CEPJSS) e já está no projeto de ampliação da faculdade e da FAPIDE (Faculdade Pio X Canindé) localizada em Canindé de São Francisco/SE.

Na visão do coordenador de Informática do Grupo Pio Décimo, trabalhar com a Advantage é ter um parceiro eficiente e prestativo, que procura atender seus clientes com excelência e qualidade. “O diferencial deles são os serviços prestados e o pronto atendimento, além dos equipamentos de qualidade, que não dão problema”, comenta, dizendo também que a escolha por renovar e ampliar o contrato com a empresa se deu pelo fato de a empresa atender muito bem o grupo Pio Décimo, além de a solução da Ruckus Wireless ter caído como uma luva nas necessidades técnicas do wi-fi para eles.

Um dos casos de maior sucesso da Advantage – e também um dos mais duradouros – é com a Universidade Tiradentes (Unit). Já são 11 anos de contrato e de serviços prestados, e tudo começou com a necessidade de solucionar um problema de telefonia. Usando até então um sistema telefonia híbrido (analógico e digital) no Campus Farolândia e outro igual no Campus Centro, ambos na cidade de Aracaju/SE. A comunicação dentro da empresa e entre os campus trazia dores de cabeça, pelas centrais não se interligarem e apresentarem problemas com frequência. Além de que com a tecnologia antiga existente, ficava difícil implementar novidades na época, como ramais IP, operadoras VoIP e ainda reduzir custos com ligações para celulares. Foi a partir daí que a Advantage entrou na jogada!

“Elas (as centrais) funcionavam com o limite dos recursos analógicos/digitais. Nosso projeto foi desenhar uma estrutura de rede de voz que suportasse a telefonia IP, que atendesse a todos os Campi onde a Unit tivesse presença, e que pudesse crescer junto com o grupo. Foi montado um projeto, a princípio, para atender Sergipe, já que ainda não havia os outros Campi fora do estado (Alagoas e Pernambuco). Implantamos o projeto de telefonia com a Alcatel Lucent, que é nosso parceiro de negócios há cerca de 13 anos”, relembra Fábio, citando que a estrutura montada hoje possui uma dimensão realmente grande: “Montamos uma solução IP, onde o IPBX tem mais de 2 mil ramais atualmente, além de que o core de voz suporta até 100 mil usuários . Outros recursos foram implementados como um robusto call center, com todas as ferramentas de comunicação, solução de tarifação, gestão de rotas de menor custo de ligações e a interligação falando ramal para ramal nos três estados onde a UNIT tem presença física.

Buscamos atender a unidade Farolândia, interligando com a unidade Centro, e mais os Campi descentralizados da Unit (Estância, Itabaiana, Propriá e etc). Depois disso houve a ampliação do projeto, que foi com o intuito de atender a Unit-EAD, novidade à época”.

Quando a EAD da Unit se expandiu para o interior, mais uma vez a Advantage foi chamada para integrar a telefonia e a estrutura de voz para os diversos locais onde a universidade foi se expandindo. O crescimento para outros estados do Nordeste (na FITS – Faculdades Integradas Tiradentes) teve a mesma parceria com a empresa. “A partir de então a Unit ampliou mercado, ao montar a FITS (Faculdades Integradas Tiradentes), e aí desenvolvemos todo o projeto de voz e IP para Alagoas, e o mesmo foi feito quando a universidade adquiriu a FACIP (Faculdade Integrada de Pernambuco), em Recife Pernambuco. Nela nós integramos todos os sites da faculdade entre eles e com as demais unidades em Sergipe e Alagoas em um só projeto de voz,”, conclui o diretor comercial.

A qualidade do atendimento da Advantage é um dos pontos destacados por Alex Sandro, coordenador de serviços técnicos do grupo Tiradentes. “O atendimento é excelente, mas essa facilidade que nós temos em falar com os diretores é que facilita as coisas, porque quando ocorre algum problema e abrimos chamado, o pessoal vem atender de imediato, agregado a facilidade de ligar para o diretor e ele intervir para que a coisa ande ainda mais rápido, é muito melhor.” Explicou. Outro ponto que ele ressalta é a junção da qualidade de comunicação com baixo custo nos serviços existentes.

Uma prova da excelência do trabalho realizado é que hoje, mesmo 11 anos depois da instalação de todo o sistema de telefonia IP da Unit, a solução ainda é a mais moderna, assegura Fábio. “A solução comprada há 11 anos, da Alcatel Lucent , o Omni PCX Enterprise ainda é a ais moderna do mercado, atualizando apenas as versões de licença de software. O hardwere robusto, com poder de gerenciar 100 mil usuários, define tudo neste projeto”, destaca o diretor comercial da empresa.

Quando o SESC-Sergipe procurou a Advantage, em meados de 2016, o problema que eles enfrentavam era um velho conhecido da empresa (dificuldades na área de telefonia), mas a maneira que o serviço seria feito era diferente: por meio de licitação, o que implicava não só num trabalho com excelência, mas também num preço competitivo. E nesse quesito a
Advantage também triunfou, vencendo a licitação e desenvolvendo o serviço.
“Quando vencemos a concorrência de telefonia IP para as unidades do SESC-SE, tivemos a maior preocupação que o projeto de voz IP que iriamos implantar realmente suportasse todo o SESC- Sergipe, e que o mais importante tivesse em conformidade com tudo que pediram no edital/licitação”, conta Fábio. A solução de comunicação englobou todas unidades do SESC, tanto na capital, Aracaju/SE quanto no interior: “Escolhemos os equipamentos e soluções de telefonia IP que interligassem todas as unidades do SESC e fossem robustos, que suportassem um crescimento ao longo de 5 anos, uma vez que o modelo que eles adotaram era de outsourcing (locação com serviço de suporte). Eles já previam no projeto o hotel SESC Atalaia, localizado na Orla de Atalaia, Coroa do Meio, Aracaju/SE, e que a telefonia dele é totalmente IP. Além disso, o projeto interliga também as unidades de Nossa Senhora do Socorro/SE, Indiaroba/SE e a unidade SESC Itabaiana, na cidade serrana de Itabaina/SE. Montamos todo o projeto seguindo as especificações do edital, item a item”. Detalha o diretor.
Ainda comenta: “Montamos a solução em tempo recorde (entregamos o projeto funcionando em 45 dias, quando o prazo era de 60)”, lembra o diretor comercial. E além de rápido foi bem- executado e funciona perfeitamente. “Os telefones lá são IP e o hotel hoje é um dos poucos do
SESC no Brasil que possui toda sua telefonia IP. Os apartamentos usam aparelhos IP para a comunicação”, acrescenta Fábio. Não bastasse essas vantagens, o SESC ainda tem acesso a
uma plataforma de voz completamente na nuvem chamada WeTalk, que oferece comunicação com custo bastante reduzido.
A prestação do serviço com excelência e rapidez, além da tecnologia de ponta já seriam argumentos suficientes para o SESC ter buscado a solução de comunicação IP, mas o Analista de infraestrutura de TI, Raul Gois, acrescenta mais um ponto: “foi uma grata surpresa ver que a Advantage foi a empresa vencedora do certame licitatório. Tive a certeza de que os diretores
se mostrariam no projeto em desenvolvimento, além de ótimos prestadores de serviços,
também parceiros os quais o SESC pode hoje contar de forma rápida e confiável, pois apresentam um suporte técnico eficiente, além da qualidade no atendimento e no pós- atendimento”. Ele acrescenta ainda que “trabalhar com a Advantage é ter a certeza de que
você está com um parceiro sempre disposto a te ajudar. Todas as necessidades que nós temos, eles estão sempre de prontidão para solucionar qualquer dificuldade que possamos enfrentar com a telefonia”, comenta.

Uma empresa de mais de três décadas no ramo de construção civil que opera em diversas obras simultaneamente, tem de estar em comunicação constante. Os profissionais das obras precisam se comunicar com os outros setores como almoxarifado, RH, fornecedores, entre
outros. Agora imagine todo esse trabalho com custo para cada ligação sendo realizado e com uma rede de dados (sem fio) problemática… vantagem zero, não é? Foi para dar um jeito nesse custo desnecessário e em tamanha dor de cabeça com a solução de wifi que existia, que
a construtora sergipana Nassal, cuja sede fica na rua Acre, situada capital Aracaju, procurou a Advantage.
O problema na empresa, de maneira mais detalhada, era o seguinte: em cada obra, colocava-se uma linha telefônica com uma operadora comum. A linha ficava aberta, sem bloqueio, e as pessoas usavam para fazer ligação, sem controle. Quando era feita uma ligação da sede da Nassal para uma obra, havia o custo de uma ligação. O retorno da chamada gerava o custo de
mais uma ligação, e os contatos telefônicos são constantes porque há o setor financeiro, almoxarifado, verificação de estoque, alinhamentos de RH, contatos com terceirizadas, etc.
Tudo isso, no fim das contas, saía muito caro, lembra-se o gerente de TIC da construtora, Antônio Cruz.
Foi aí que a Advantage entrou para resolver o problema. “Montamos um projeto de telefonia IP com a Digistar, usamos a solução de voz XIP 270 IP, atendemos a sede da Nassal com essa telefonia IP, e colocamos ramais nas obras, todos IP e interligados”, recorda Fábio, Diretor da
Advantage. Antônio acrescenta que o conjunto de produtos e o portfólio da Advantage foram fundamentais para a escolha dos serviços, principalmente na questão de custos, por se tratar
de uma solução acessível, que atendia perfeitamente as necessidades e o porte do
empreendimento.
Mas, resolvido o problema da telefonia, havia mais uma missão a ser cumprida: a de dar um jeito no wi-fi da construtora. “No momento da implantação desse projeto, eles tinham problemas no wi-fi, perda de sinal, quedas de conexão, latência e péssima performace.
Usavam outra solução, que era de uma concorrente. Não estava funcionando bem, só dava dor de cabeça”, revela o diretor comercial. A partir daí foi instalada uma solução da Ruckus Wireless. Usamos a linha de produtos indoor do fabricante. “O projeto funciona há mais de dois anos, e a reclamação praticamente acabou”, ratifica.
Somando o trabalho feito em telefonia IP e Wi-fi corporativo para a Nassal, a parceria já soma mais de cinco anos, e só há elogios a serem feitos por parte da construtora. Quando questionado sobre o porquê de fazer negócios com a Advantage, Antônio explica que se tratou, basicamente, da referência que a empresa tem no mercado, sendo reconhecida pela excelência no atendimento e por trabalhar com marcas que realmente fazem a diferença,
atendendo seus clientes